@TechReport{RozanteFrasRami:2021:ImPaCa,
author = "Rozante, Vin{\'{\i}}cius and Frassoni, Ariane and Ramirez
Gutierrez, Enver Manual Amador",
title = "O impacto da paraliza{\c{c}}{\~a}o dos caminhoneiros na
qualidade do ar na regi{\~a}o metropolitana de S{\~a}o Paulo",
institution = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais",
year = "2021",
type = "RPQ",
address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
note = "{Bolsa PIBIC/INPE/CNPq.}",
keywords = "polui{\c{c}}{\~a}o do ar, greve dos caminhoneiros, regi{\~a}o
metropolitana de S{\~a}o Paulo, emiss{\~a}o veicular.",
abstract = "No per{\'{\i}}odo compreendido entre 21 a 31 de maio de 2018,
uma greve de caminhoneiros diminuiu, em grande escala, a atividade
de ve{\'{\i}}culos no Brasil. Neste trabalho foram avaliadas as
concentra{\c{c}}{\~o}es dos poluentes eliminados destes
ve{\'{\i}}culos de modo que seja poss{\'{\i}}vel observar, de
maneira mais realista poss{\'{\i}}vel, o perfil dos ciclos
diurnos destes gases. Dentre os crit{\'e}rios avaliados
est{\~a}o a disponibilidade e qualidade de dados (ao menos 75% da
s{\'e}rie temporal dos per{\'{\i}}odos utilizados);
utiliza{\c{c}}{\~a}o do solo: veicular rodovi{\'a}ria ou
comercial e o tipo de {\'a}rea no qual a esta{\c{c}}{\~a}o
est{\'a} localizada para sete diferentes microambientes na
Megacidade de S{\~a}o Paulo. Os resultados foram avaliados por
meio de ciclos diurnos comparando o ano de 2018 com uma m{\'e}dia
de 4 anos anteriores (2013, 2014, 2015 e 2017). Para os poluentes
prim{\'a}rios (NO), as concentra{\c{c}}{\~o}es foram
diminu{\'{\i}}da drasticamente no ano de 2018 durante todas as
horas do dia (indo quase {\`a} zero no per{\'{\i}}odo da tarde)
e para os anos anteriores a greve, diferen{\c{c}}as
estatisticamente significativas foram observadas. Com
rela{\c{c}}{\~a}o aos demais poluentes (NO2, MP10 e MP2,5), as
concentra{\c{c}}{\~o}es n{\~a}o diminu{\'{\i}}ram quanto o
esperado, sugerindo a relev{\^a}ncia de rea{\c{c}}{\~o}es
secund{\'a}rias e outras fontes (ex: inc{\^e}ndios). Os
resultados obtidos ajudam a avaliar melhor o papel das
emiss{\~o}es veiculares e fornecem subs{\'{\i}}dios para
avaliar os impactos da interrup{\c{c}}{\~a}o das atividades (ex:
durante bloqueios) sobre a qualidade do ar em ambientes
metropolitanos.",
affiliation = "UNICAMP and {Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and
{Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)}",
language = "pt",
pages = "19",
ibi = "8JMKD3MGP3W34R/44JBB55",
url = "http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W34R/44JBB55",
targetfile = "Vinicius_Rozante_Relatorio_Final.pdf",
urlaccessdate = "09 maio 2024"
}