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@TechReport{RozanteFrasRami:2021:ImPaCa,
               author = "Rozante, Vin{\'{\i}}cius and Frassoni, Ariane and Ramirez 
                         Gutierrez, Enver Manual Amador",
                title = "O impacto da paraliza{\c{c}}{\~a}o dos caminhoneiros na 
                         qualidade do ar na regi{\~a}o metropolitana de S{\~a}o Paulo",
          institution = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais",
                 year = "2021",
                 type = "RPQ",
              address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
                 note = "{Bolsa PIBIC/INPE/CNPq.}",
             keywords = "polui{\c{c}}{\~a}o do ar, greve dos caminhoneiros, regi{\~a}o 
                         metropolitana de S{\~a}o Paulo, emiss{\~a}o veicular.",
             abstract = "No per{\'{\i}}odo compreendido entre 21 a 31 de maio de 2018, 
                         uma greve de caminhoneiros diminuiu, em grande escala, a atividade 
                         de ve{\'{\i}}culos no Brasil. Neste trabalho foram avaliadas as 
                         concentra{\c{c}}{\~o}es dos poluentes eliminados destes 
                         ve{\'{\i}}culos de modo que seja poss{\'{\i}}vel observar, de 
                         maneira mais realista poss{\'{\i}}vel, o perfil dos ciclos 
                         diurnos destes gases. Dentre os crit{\'e}rios avaliados 
                         est{\~a}o a disponibilidade e qualidade de dados (ao menos 75% da 
                         s{\'e}rie temporal dos per{\'{\i}}odos utilizados); 
                         utiliza{\c{c}}{\~a}o do solo: veicular rodovi{\'a}ria ou 
                         comercial e o tipo de {\'a}rea no qual a esta{\c{c}}{\~a}o 
                         est{\'a} localizada para sete diferentes microambientes na 
                         Megacidade de S{\~a}o Paulo. Os resultados foram avaliados por 
                         meio de ciclos diurnos comparando o ano de 2018 com uma m{\'e}dia 
                         de 4 anos anteriores (2013, 2014, 2015 e 2017). Para os poluentes 
                         prim{\'a}rios (NO), as concentra{\c{c}}{\~o}es foram 
                         diminu{\'{\i}}da drasticamente no ano de 2018 durante todas as 
                         horas do dia (indo quase {\`a} zero no per{\'{\i}}odo da tarde) 
                         e para os anos anteriores a greve, diferen{\c{c}}as 
                         estatisticamente significativas foram observadas. Com 
                         rela{\c{c}}{\~a}o aos demais poluentes (NO2, MP10 e MP2,5), as 
                         concentra{\c{c}}{\~o}es n{\~a}o diminu{\'{\i}}ram quanto o 
                         esperado, sugerindo a relev{\^a}ncia de rea{\c{c}}{\~o}es 
                         secund{\'a}rias e outras fontes (ex: inc{\^e}ndios). Os 
                         resultados obtidos ajudam a avaliar melhor o papel das 
                         emiss{\~o}es veiculares e fornecem subs{\'{\i}}dios para 
                         avaliar os impactos da interrup{\c{c}}{\~a}o das atividades (ex: 
                         durante bloqueios) sobre a qualidade do ar em ambientes 
                         metropolitanos.",
          affiliation = "UNICAMP and {Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and 
                         {Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)}",
             language = "pt",
                pages = "19",
                  ibi = "8JMKD3MGP3W34R/44JBB55",
                  url = "http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W34R/44JBB55",
           targetfile = "Vinicius_Rozante_Relatorio_Final.pdf",
        urlaccessdate = "09 maio 2024"
}


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